Com mediação do conselheiro da Agetransp Carlos Correia, o primeiro painel do seminário Diálogo Regulatório foi sob o tema “Cenário Atual da Prevenção e Gerenciamento de Riscos. Os palestrantes foram o procurador do Estado do Rio de Janeiro Flávio Willeman e o tenente-coronel Aviador Ivan Pedro Leal Silva, Chefe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III).
O procurador Flávio Willeman defendeu o aprimoramento da gestão de risco na governança pública do Brasil. Ele citou a grande quantidade de processos judiciais sobre os serviços concedidos no país. “É preciso que as concessionárias tenham uma matriz de risco sobre os serviços regulados e que as agências fiscalizem o cumprimento dessa matriz. A análise de riscos beneficia a todos: sociedade, empresas e Estado”.
O tenente-coronel aviador Ivan Pedro Leal Silva disse que, em gestão de riscos, é preciso aprender com os erros. “Organismos internacionais, inclusive, recomendam que relatórios finais sobre as causas de acidentes aeronáuticos não sejam usados em processos judiciais. O objetivo deve ser sempre a prevenção de acidentes”.
Veja aqui a apresentação do Chefe do Seripa III Ivan Pedro Silva.Assista aqui a apresentação completa do painel 1 https://www.youtube.com/watch?v=PXwnUrzX-bU