Você está acessando uma versão antiga do portal AGETRANSP que será descontinuada.
Novos conteúdos serão adicionados no novo portal, que pode ser acessado
clicando aqui
Barcas completam 190 anos como símbolo da mobilidade fluminense
| segunda-feira, 27 de outubro de 2025 por ASCOM - Assessoria de Comunicação
Barcas completam 190 anos como símbolo da mobilidade fluminense.
No dia 14 de outubro de 2025, o Transporte Aquaviário fluminense celebrou um marco histórico: as barcas da Baía de Guanabara completaram 190 anos de operação, reafirmando seu papel como um dos modais mais emblemáticos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Utilizado diariamente por passageiros que se deslocam entre Rio, Niterói, Paquetá, Cocotá e Charitas, o sistema se mantém como uma alternativa segura, eficiente e sustentável ao transporte rodoviário. Criado em 1835, com a primeira linha regular entre o Rio de Janeiro — então capital do Império — e a vila de Niterói, o serviço de barcas foi essencial para a integração entre os municípios e o desenvolvimento urbano e econômico da região.
Ao longo de quase dois séculos, o sistema passou por profundas transformações — das embarcações a vapor do século XIX aos modernos catamarãs — modernizando-se para oferecer mais conforto, rapidez e acessibilidade, sem perder sua essência: conectar margens, aproximar pessoas e fortalecer a mobilidade urbana.
A Agetransp, Agência Reguladora de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, acompanha essa trajetória há 27 anos, desde sua criação em 1998, reafirmando o compromisso com a qualidade, segurança e expansão dos serviços públicos.
Em 2025, a Agetransp intensificou sua atuação junto à Secretaria de Estado de Transportes, colaborando na coordenação das diretrizes que orientam a melhoria contínua dos serviços. Com base técnica e diálogo permanente, a Agência segue contribuindo para um transporte público mais eficiente, integrado e de qualidade para a população fluminense. Atividades na estação Praça XV
Com apoio das secretarias de Turismo e de Energia e Economia do Mar, a iniciativa contou com a oferta de diversos serviços para as mulheres, em frente à estação de barcas da Praça XV. O Detran proporcionou a emissão da Carteira Nacional de Identificação. Já o Programa Empoderadas levou uma equipe multidisciplinar para ações de conscientização e acolhimento, além de serviços de beleza, como maquiagem, design de sobrancelhas e massagem.
Quem precisou de informações sobre transporte escolar, matrícula e documentação de alunos foi atendido pela Secretaria de Educação, que também esteve presente no local. Também marcaram presença a Patrulha Maria da Penha, da PMERJ, e a Secretaria da Mulher, com a campanha "Não é não, respeite a decisão" e orientação sobre o uso do aplicativo Rede Mulher.
A Agetransp também compareceu com a campanha de conscientização “Respeito no Caminho”, chamando a atenção para o respeito às mulheres durante os deslocamentos no transporte público. A Secretaria de Trabalho e Renda também esteve presente, com oferta de vagas de empregos para mulheres. Além disso, mudas de plantas foram distribuídas pela Cedae.