Agetransp e Capitania dos Portos fazem vistoria em barcas no Rio e em Niterói

Em ação de fiscalização na CCR Barcas, agentes da Agetransp e da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, da Marinha do Brasil, vistoriaram embarcações na Praça XV e na Praça Arariboia, em Niterói. A vistoria foi acompanhada de equipes das comissões da Pessoa com Deficiência e da Criança e de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, ambas da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). 

Foi a primeira vez que fiscais da Agetransp e da Capitania dos Portos fizeram ações de vistoria em conjunto. Enquanto, a equipe da Câmara Técnica de Transporte e Rodovias (Catra) fiscalizou itens de acessibilidade e de infraestrutura nas estações e nas embarcações, a Capitania dos Portos vistoriou itens de segurança, como validade de extintores e coletes salva-vidas, além de verificação do funcionamento de equipamentos operacionais na praça de máquinas e no passadiço, bem como a documentação da embarcação e dos seus tripulantes. 

A parceria surgiu após a assinatura de um termo de cooperação entre a Agetransp e a Capitania dos Portos, no dia 30 de outubro, entre o conselheiro-presidente da Agetransp, Adolpho Konder, e o capitão de Mar e Guerra, Luciano Calixto, com o objetivo de intensificar a fiscalização aquaviária. 

Em relação à acessibilidade, a Agetransp constatou alguns pontos de melhoria, como a falta de inscrição em braile próximo aos banheiros da estação Praça Arariboia, além de pisos táteis incompletos numa das embarcações vistoriadas. A Catra fará um relatório técnico e encaminhará à concessionária CCR Barcas que sejam tomadas providências.

Whatsapp Facebook Twitter
VOLTAR