Você está acessando uma versão antiga do portal AGETRANSP que será descontinuada.
Novos conteúdos serão adicionados no novo portal, que pode ser acessado
clicando aqui
Governo do Estado assina acordo com a SuperVia para transição da operação dos trens
| terça-feira, 26 de novembro de 2024 por ASCOM - Assessoria de Comunicação
O governador Cláudio Castro e a Supervia assinaram nesta terça-feira (26/11), no Palácio Guanabara, o acordo que vai permitir a transição do serviço da operação dos trens urbanos para um novo operador. Representando a Agetransp, estiveram presentes o presidente Adolpho Konder; o vice-presidente Charlles Batista; e o conselheiro Vicente Loureiro. “Esse é um acordo muito importante para a população. A nova operadora dos trens vai mudar a vida de muita gente, principalmente dos moradores da Baixada Fluminense que concentra boa parte dos usuários deste meio de transporte. O Governo do Estado conduziu e construiu muito bem este acordo”, disse Konder. Também participaram da solenidade o procurador-geral do Estado, Renan Saad; o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis; o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione; representantes da Supervia e da controladora, entre outros políticos e autoridades.
SOBRE O ACORDO O acordo que dará início à saída da atual concessionária, permitindo que uma nova empresa assuma a operação do sistema de trens metropolitanos. A solução negociada garante uma transição tranquila e com a manutenção do serviço de transporte à população. O Poder Público e a empresa farão os aportes necessários para o funcionamento do sistema até a chegada de uma nova operadora, com prazo máximo de até nove meses.
- Este acordo é mais um passo histórico desta gestão que prioriza o diálogo e o consenso e também acredita em políticas públicas bem feitas, que são capazes de entregar serviços públicos de qualidade à população. Nosso principal objetivo é modernizar o sistema de transporte público ferroviário, além de dar dignidade, conforto e previsibilidade ao serviço de trens urbanos - afirmou o governador Cláudio Castro.
O Governo do Rio vai nomear um observador para orientar e acompanhar as decisões operacionais e financeiras da SuperVia. Ainda segundo o acordo, o governo fará aportes financeiros de R$ 300 milhões, recursos destinados à operação e investimentos. Já a controladora Gumi Brasil se compromete a aportar R$ 150 milhões para pagamento de credores.
A transição está prevista para ocorrer num período de 180 dias, prorrogáveis por mais 90 dias. Ao fim do prazo, ocorrerá a extinção automática e imediata do Contrato de Concessão.
O procurador-geral do Estado, Renan Saad, comemorou o que definiu como “uma vitória extraordinária do Governo do Rio”.
- Numa futura licitação, o Estado vai buscar outro operador que possa produzir maiores índices de eficiência na prestação de serviço, dando dignidade ao transporte público - afirmou Saad.
Futuramente, o Governo do Estado pretende fazer novos investimentos na melhoria da qualidade dos serviços e modernizar a operação de forma que a concessão se torne atraente para um futuro operador.
- Desde a primeira hora, identificamos que a empresa não tinha condições de tocar a operação e, aos poucos, foi desistindo da concessão e deixando de fazer investimentos. Ainda há muito para ser feito, mas estamos felizes com esse grande avanço - destacou o secretário Washington Reis.