Você está acessando uma versão antiga do portal AGETRANSP que será descontinuada.
Novos conteúdos serão adicionados no novo portal, que pode ser acessado
clicando aqui
Em seminário no Globo, Agetransp propõe criação da Autoridade Metropolitana de Transportes
| terça-feira, 18 de fevereiro de 2025 por ASCOM - Assessoria de Comunicação
Com a presença de diversos especialistas, o presidente da Agetransp, Adolpho Konder, participou do seminário "Caminhos do Rio – O futuro sobre trilhos", promovido pelos jornais O Globo e EXTRA, nesta terça-feira (18/2). Konder aproveitou a oportunidade para esclarecer a atuação da agência reguladora, destacando a ampliação da Agetransp na fiscalização dos transportes concedidos pelo Estado, ressaltando também a importância da criação da Autoridade Metropolitana de Transportes para construir um modelo de integração dos modais para que seja oferecido um sistema mais eficiente para as atuais demandas da população. O presidente Konder ainda ressaltou que deve haver um planejamento mais amplo, envolvendo os governos do Município, do Estado do Rio de Janeiro e Federal para que seja pensada uma readequação de projetos que permita a expansão dos trajetos, sem esquecer a questão da sustentabilidade.
- São diversas variáveis a serem tratadas. Sempre na base do diálogo e da integração de todos os setores. O desafio tem como finalidade, além da eficiência e melhoria do sistema de transportes, encontrar uma solução que permita a prática de uma tarifa de valor adequado que caiba, dentro de uma realidade, no bolso dos usuários. Tem a Tarifa Social implementada pelo Governo do Estado, que é de R$5 para os passageiros do metrô e de trens que se enquadram no perfil deste benefício. Mas é importante que a tarifa seja justa para todos – comentou Konder.
Durante o evento, especialistas discutiram os desafios e soluções para assegurar um transporte público eficiente e acessível, fundamental para a mobilidade na cidade do Rio de Janeiro. Adolpho Konder integrou o PAINEL 2, cujo tema foi “O DESAFIO DA TARIFA ÚNICA”. Também participaram deste painel Joubert Flores, presidente do Conselho Administrativo da ANPTrilhos; Edmar de Almeida, professor do Instituto de Energia da PUC-Rio; e Lucas Costa, diretor de Estruturação de Projetos da CCPAR. O seminário foi realizado no auditório da Editora Globo (Rua Marquês de Pombal 25, Centro do Rio).
O evento teve mediação do jornalista Rafael Galdo, editor da Editoria Rio do GLOBO/EXTRA. A abertura teve a presença, virtual, de Ignacio Vázquez, CEO do Metrô de Madri. Seguida do PAINEL 1, com o tema “O FUTURO DO TRANSPORTE DE MASSA”. Com participações de Washington Reis, secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana; Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio; Silvia Bressan, diretora do VLT Carioca; e Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.