Você está acessando uma versão antiga do portal AGETRANSP que será descontinuada.
Novos conteúdos serão adicionados no novo portal, que pode ser acessado
clicando aqui
Agetransp participa de audiência pública na Alerj sobre direitos de idosos nos transportes
| quarta-feira, 21 de agosto de 2024 por ASCOM - Assessoria de Comunicação
A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso e a Comissão de Transportes, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizaram audiência pública conjunta, nesta quarta-feira (21/8), para debater a violação dos direitos da pessoa idosa nos transportes públicos do Estado do Rio. Representando a Agetransp nessa agenda, o assessor jurídico Yubirajara Filho destacou a importância da campanha “Não finja que não me viu” como um ato para desenvolver o respeito e a empatia e uma grande oportunidade da sociedade civil de forma integrada realizar modificações rumo a uma evolução da própria civilização no que tange as pessoas de mais idade.
Também foi informado pelo assessor jurídico que cerca de 30% das reclamações feitas por idosos à Ouvidoria da Agetransp são referentes ao descumprimento de direitos como a gratuidade e o assento preferencial. Outros pontos foram mencionados nessa audiência, como por exemplo, as ações extraordinárias que a agência tem realizado em conjunto com a Comissão de Pessoas com Deficiência da Alerj. O assessor jurídico Yubirajara destacou ainda que a gestão do conselheiro presidente da Agetransp, Adolpho Konder, tem como um dos principais pilares a acessibilidade e essa questão dialoga diretamente com o direito do idoso.
Participaram da audiência o presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, deputado estadual Munir Neto, a coordenadora de extensão do Núcleo de Envelhecimento Humano da Uerj, professora Sandra Rabello, entre outros.