Notícia


15/04/2020

Agetransp possui equipe especializada em investigação de acidentes


A Agetransp dispõe de uma equipe técnica de investigação de acidentes muito experiente, todos com mais de 30 anos de experiência nos sistemas de transporte de alta capacidade, como metrô, barcas e trens. Na Catra (Câmara de Transportes e Rodovias), há profissionais com Doutorado e Mestrado em Engenharia, com treinamento na NTSB (National Transportation Safety Board) dos Estados Unidos, uma agência federal independente, que investiga acidentes com meios de transporte em todo o país. Recentemente, a Agetransp participou de um estágio no SERIPA III (Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), da Força Aérea.

As investigações são de cunho eminentemente técnico e abordam, de maneira geral, os seguintes aspectos na fase de levantamentos:

a)      As circunstâncias da operação de transportes no momento da ocorrência, envolvendo registros eletrônicos e gravações de comunicações entre os trens e o Centro de Controle Operacional;
b)      Reconstituição da cronologia dos fatos
c)       Os registros das ações adotadas para socorro e atendimento de vítimas;
d)      Ações para regularização da circulação dos trens;
e)      Ações de garantia da segurança da operação;
f)       Habilitação e capacitação do pessoal envolvido;
g)      Registros de eventos dos sistemas e equipamentos e sistemas envolvidos;
h)      Condições de conservação e manutenção dos sistemas e equipamentos envolvidos;
i)        Verificação das normas, regulamentos e procedimentos existentes, relacionados às circunstâncias do acidente.

Concluídos os levantamentos, é iniciada a fase de análise e identificação das falhas de sistemas, equipamentos ou de cumprimento de procedimentos relacionadas ao acidente para possibilitar a relação de constatações que levam aos fatores contribuintes para o acidente e para as eventuais falhas nas ações adotadas após o acidente. Uma vez concluído o relatório técnico sobre as causas da ocorrência, o caso vai a julgamento em sessão regulatória pelo Conselho Diretor da Agetransp.




OUVIDORIA 0800 285 9796

ouvidoria@agetransp.rj.gov.br

Atendimento de 2ª a 6ª das 7h às 19h

AGETRANSP
Avenida Presidente Vargas, 1100 - 12° e 13° andares
Centro - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20071-002